dermatologia

Água termal e água micelar: veja os benefícios de cada uma para a sua pele

A fórmula da beleza passa pela fórmula da água! Como já é mais que sabido, a ingestão de pelo menos 2,5 litros por dia é uma medida indispensável para quem deseja manter uma pele bem hidratada. Enquanto isso, a água termal e a água micelar fazem consolidam-se como apostas inteligentes e práticas em qualquer necessáire.

Rica em minerais e com Ph neutro, a água termal uma boa companheira para todas as horas. Pela manhã, uma boa borrifada, logo após a limpeza da pele, deixando secar naturalmente, antes de aplicar o hidratante, ajuda a “acordar” e nutrir as células.
Depois de aplicar a maquiagem, ela também serve como um leve fixador. O truque aqui é borrifar muito de leve e, claro, deixar evaporar sem esfregar nada no rosto.

Ao longo de todo o dia o produto também pode e deve ser utilizado. No calor que enfrentamos aqui no Brasil, as borrifadas são refrescantes e nutritivas para a pele. Mas, vale lembrar, nesse caso é também muito importante lembrar-se de reaplicar o filtro solar com regularidade.

A substância também é uma grande companheira nos processos de recuperação e regeneração da pele, podendo ser utilizada depois de procedimentos como peelings e o microagulhamento. Outro uso interessante é nas compressas frias sobre os olhos, ajudando a amenizar as olheiras (quando elas são causadas pelo cansaço). Basta umidecer disquinhos de algodão, levar a geladeira por alguns minutos e depois deixar descansar sobre a face.

Já no quesito limpeza, a água micelar surge como uma aposta prática, segura e eficaz. Como pode ser utilizada em todo tipo de pele e não exige enxague, esse produto é item essencial no armário. Uns bons discos de algodão embebidos na substância e passados delicadamente na pele, removendo a make é algo que não dá trabalho nenhum e evita o efeito nocivo de dormir com a maquiagem no rosto.


Livre de álcool e de conservantes, a água micelar, como o próprio nome indica, contém micelas: tipo específico de moléculas capazes de “atrair a sujeira” , limpando os poros, reequilibrando o pH da pele. De quebra, ainda contribui para melhorar a oleosidade.

Autor


Avatar

Dra. Mariana Cabral Dermatologista

Dermatologista CRM18691 / RQE9360 Membro da SBD