Blog

Como cuidar da pele na gravidez

Se tem uma fase da vida que exige cuidados especiais, esse momento é a gravidez.  O cuidado com a pele é fundamental para todas as futuras mamães, entenda:


Esse é um momento único, em que vivenciamos muitas mudanças e novas experiências, além da expectativa pela chegada do bebê!

E o cuidado com a pele é fundamental para todas as futuras mamães e, nessa fase, nossa pele merece ainda mais atenção.

Afinal, durante a gestação, há uma mudança significativa na liberação de hormônios, que pode provocar e predispor o surgimento de manchas com mais facilidade, além de alterar a produção de oleosidade da pele, a textura do cabelo, e ocorrer o surgimento de estrias, pela distensão da pele na região do abdômen, seios e quadril.

Por isso, listei aqui alguns dos cuidados mais importantes que você, futura mamãe, precisa ter com sua pele nessa fase!

1 – Escolha dos produtos

A escolha dos produtos do seu skincare é muito importante, e deve ser feita juntamente com sua dermatologista.

Isso porque, durante a gravidez, as substâncias utilizadas na pele são absorvidas e podem chegar ao seu bebê, através da corrente sanguínea.

Por isso, produtos que tenham em sua composição cânfora, ureia (mais de 3%) ou outros ativos tóxicos ao bebê e metais pesados são proibidos para as mamães na gravidez, já que essas substâncias podem causar má formação e outros problemas congênitos.

Esses cuidados devem se estender, também, aos tratamentos capilares. Então, antes de continuar sua rotina de skincare, ou adquirir novos produtos, certifique-se de que são ideais para a gravidez.

2 – Limpeza adequada

Depois de ter garantido a segurança na sua gestação, através de produtos autorizados pela ANVISA e pela sua dermatologista e obstetra, é hora de iniciar os cuidados!

A limpeza da pele é importante em todas as fases da vida, mas, na gravidez, precisa ser reforçada. Isso porque, durante a gravidez, as alterações hormonais podem aumentar a produção de oleosidade da pele, causando o que chamamos de acne gestacional.

E é claro que a melhor forma de evitar que a olesidade cause problemas de pele causados, é através de uma limpeza adequada com uso de produtos e cosméticos que ajudem no controle da oleosidade.

Atenção às maquiagens: sempre retire os produtos completamente antes de dormir, com a ajuda de demaquilantes e água micelar. Também vale a pena trocar os produtos que não sejam oil free.

3 – Hidratação e mais hidratação

Outro cuidado muitíssimo importante durante a gravidez é a hidratação da pele como um todo. Afinal, nessa fase a elasticidade da pele é colocada à prova.

Durante a gestação, a região do abdômen e das mamas podem sofrer com estrias, devido à rápida mudança de volume.

Além disso, as estrias podem surgir em áreas não tão comuns, como na região lombar, quadril e coxas, e para evitar esse problema, recomendamos a utilização de hidratantes próprios para a gravidez, com ação ainda mais potente que os hidratantes comuns.

Não hesite em utilizar seu hidratante todos os dias, de preferência após o banho, quando a pele ainda está úmida, ou duas vezes ao dia. Utilize seu hidratante em todo o abdômen e seios, com exceção dos mamilos, e se tiver alguma dúvida, converse com sua dermatologista.

A hidratação previne o surgimento de estrias, mas não garante que elas não aparecerão, por isso, fique tranquila e aproveite esse momento tão especial, podemos cuidar das estrias depois.

4 – Proteção contra manchas de pele na gravidez

Durante a gravidez, outro problema de pele muito comum é o melasma.

O surgimento dessas manchas ocorre devido às mudanças hormonais e à alta concentração de alguns hormônios femininos.

Mesmo quem não tenha tendência a desenvolver manchas, pode ter melasma na gravidez.

Para evitar esse quadro, é importante proteger a pele do Sol, mormaço, raios UV e luz azul (aquela das telas de celular, computadores e televisão).

Utilize um protetor solar com cor e com fator de proteção acima de 50, reaplicando a cada 3 ou 4 horas, para manter sua pele protegida.

Além disso, você pode conversar com sua dermatologista para avaliar a necessidade de complementar a proteção com séruns ou produtos com vitamina C, e com protetor solar oral.

Se você tem histórico familiar de melasma e pele clara e sensível ao Sol (sempre queima, bronzeia pouco ou nada), avise sua médica!

5 – Reposição de colágeno após o parto

Depois da gravidez, o puerpério também exige cuidados, em especial com a saúde mental da mulher, e física do bebê.

Após esse período, o corpo da mulher continua passando por diversas mudanças (até porque, a mulher carregou um bebê por 9 meses! Leva tempo até que o corpo coloque tudo no lugar novamente).

Se a flacidez do pós-parto lhe incomodar, é possível tratarmos e estimularmos a melhora com os bioestimuladores de colágeno, que darão um gás na retração da sua pele.

Podemos aplicá-los no rosto ou em áreas do corpo, de acordo com a liberação da sua equipe médica.
Também poderemos tratar eventuais estrias e qualquer mancha que surgir.

Por isso, durante e após a gestação, não deixe de visitar sua dermato e informá-la sobre suas expectativas quanto a sua pele.

Autor


Avatar