dermatologia

Os 3 cuidados essenciais para todos os tipos de pele

Quando utilizadas de forma assertiva, as redes sociais podem ser ótimas para identificar e sanar dúvidas que, muitas vezes, só nos chegam ao consultório quando já se transformaram em problemas reais, que poderiam ter sido evitados com orientação e medidas corretas tomadas a tempo. Dias atrás, fiz uma sondagem no meu Instagram sobre os cuidados básicos diários com a pele, e descobri que quase 60% dos leitores que responderam aos questionamentos tinham dificuldades nesse quesito.

Isso significa que ainda precisamos insistir muito nesse tema, que parece elementar, mas não é! Dentre as diversas perguntas colocadas pelos leitores que participaram da sondagem, estava justamente esta: “que cuidados básicos são esses?”

Aqui no site, temos uma seção específica sobre o assunto (clique aqui para ver) e, nos meus canais de comunicação, sempre ressalto o impacto positivo e preventivo que essas medidas simples têm sobre a saúde da pele, quando combinadas com as visitas regulares ao dermatologista. A tríade limpeza correta, hidratação e fotoproteção diária compõe os pilares indispensáveis para todas as pessoas que desejam o melhor para a sua pele.

Claro, sempre é bom lembrar que hoje temos um fantástico arsenal de tratamentos (saiba mais sobre eles aqui) para as mais variadas queixas, e que esses procedimentos são muito bem-vindos sempre que há indicação. Mas, pensemos: é muito melhor investir em melhorar o aspecto de uma pele saudável, do que reverter danos causados por anos de negligência, não é mesmo?!

Anote aí então os tópicos essenciais a serem observados e oriente-se sobre eles com o seu dermatologista:

LIMPEZA

– A limpeza da pele do rosto com o produto correto para o seu tipo de pele deve ser feita de manhã e à noite. O sabonete para essa área NÃO é o mesmo do corpo;

– Em geral, um banho por dia é suficiente para manter a pele do corpo limpa. Buchas devem ser evitadas. Caso tome mais que um banho, cuidado com o uso excessivo de sabonete (nesse caso, ele deve se restringir às áreas de maior transpiração);

HIDRATAÇÃO

– Após limpar a pele, não dispense a hidratação. Isso é muito importante para a resistência às agressões diárias, mesmo que você tenha pele oleosa. Aqui também o produto do rosto é diferente do usado no corpo. Certifique-se de que ambos são adequados ao seu tipo de pele e peça ajuda do seu médico para escolher as versões que para você forem mais práticas e confortáveis (as opções passam por géis, cremes, loções, óleos, etc);

FOTOPROTEÇÃO

– Pense no filtro solar como um item tão essencial quanto o creme dental em sua rotina. Você não começaria o dia sem escovar os dentes, não é mesmo? Porque você já sabe toda a diferença que isso faz na sua vida. Com o filtro é igual. O uso regular protege contra uma doença grave (saiba mais aqui sobre o câncer de pele) e ainda evita rugas, manchas e o envelhecimento precoce.

Por último, lembre-se que essa rotina básica deve transcorrer da forma mais descomplicada possível. Quando algo atrapalha que ela seja seguida com naturalidade, isso é um indicador que está na hora de fazer ajustes e ninguém melhor do que o seu dermatologista de confiança para ajudá-lo nisso.

Autor


Avatar

Dra. Mariana Cabral Dermatologista

Dermatologista CRM18691 / RQE9360 Membro da SBD