dermatologia

Como os procedimentos dermatológicos podem te ajudar a ter uma pele hidratada

O verão traz um mix potencialmente perigoso para a vitalidade da pele: a maior exposição solar, o calor intenso – causando maior transpiração -, os frequentes banhos de mar e/ou de piscina e, até mesmo a intensificação dos banhos diários, entre outros fatores, potencializam o surgimento de problemas nesta reta final da estação. A pele “cansa” e, com isso, o brilho, a maciez e o viço tendem a ficar comprometidos. Junto com os cuidados indispensáveis de fotoproteção, a atenção à hidratação é um passo diário importantíssimo para minimizar esses impactos. Tratamentos em consultório que contribuam para a recuperação e a regeneração celular também são especialmente bem-vindos nessa fase.

DICAS ESSENCIAIS

> Entenda que TODO tipo de pele precisa ser hidratada, inclusive a oleosa!
> Invista nos produtos indicados pelo seu dermatologista, após avaliação da sua pele. O tipo correto de hidratante faz toda a diferença para um uso prático e confortável no dia a dia e para garantir resultados eficientes;
> O melhor momento para aplicar esse produto é APÓS a limpeza da pele (quando os poros estão dilatados) e ANTES da aplicação do filtro solar;
> Existem filtros que já têm propriedades hidratantes. Nesse caso, um produto pode cumprir as duas funções (hidratar e proteger). Mas, para fazer a aposta certa é preciso saber levar em consideração diversas variáveis, como o tipo de pele, o tom e os fatores ambientais que influem na rotina. Contar com a orientação profissional é sempre a muito importante;
> As nossas células são hidratadas de fora para dentro (com o uso de cremes e óleos), mas também de dentro para fora.
> A ingestão de água garante a hidratação do nosso organismo e, quando esta deficiente, não tem jeito, a pele é uma das primeiras a dar os sinais. Beba então pelo menos dois litros por dia!

TRATAMENTO

Muitas vezes, mesmo com todos esses cuidados, a pele pode ainda carecer de medidas mais drásticas de hidratação. As agressões externas e o avanço da idade contribuem diretamente para isso. Além da perda de vitalidade, com menos brilho e viço, as rugas finas também tendem a surgir. Nesse caso, o tratamento conhecido como Skinbooster costuma oferecer excelentes resultados.

O procedimento consiste na aplicação de injeções de substâncias à base de ácido hialurônico, combinados com outros ativos, que vão agir em camadas mais profundas da pele, corrigindo a perda de água. O efeito logo se revela em forma de uma pele mais lisa e viçosa.

Minimamente invasivo, o tratamento é feito em consultório, tendo duração de cerca de 15 minutos. Em geral, os pacientes não referem dor ou quaisquer outros incômodos significativos durante as aplicações, que podem ser feitas em áreas como: rosto, pescoço e as mãos. Em média, recomenda-se a realização de 3 sessões, com intervalo de um mês entre cada uma e, depois, manutenção a cada seis meses.

Autor


Avatar

Dra. Mariana Cabral Dermatolista

Dermatologista CRM18691 / RQE9360 Membro da SBD Innova Dermatologia