dermatologia

Tratamentos para acne: saiba como cuidar melhor da sua pele.

A acne, muito conhecida como espinha, pode afetar pessoas de todas as idades e precisa de tratamento. Saiba como prevenir e tratar.

Que atire a primeira pedra quem nunca se incomodou com uma espinha que apareceu bem antes de um evento importante.

Todos nós, em algum momento da vida, tivemos de lidar com elas (ou ainda temos).

Para alguns, a fase das espinhas passou, mas as cicatrizes ficaram.

Enquanto para outros, elas nunca foram embora.

Mas para cuidarmos melhor da pele e tratar essas espinhas precisamos entender por que elas surgem e o que as causa.

O QUE É ACNE?

A acne é uma doença de pele que se manifesta como pontos pretos na face, conhecidos como cravos, até lesões vermelhas com pus que são as famosas espinhas inflamadas.

Além disso, ela ocorre devido a uma hiperproliferação da camada córnea em volta do folículo (hiperceratose folicular);

Que leva a sua obstrução e consequentemente a uma retenção do conteúdo sebáceo da glândula folicular.

Então, isso desencadeia uma inflamação e proliferação bacteriana local.

De acordo com a intensidade dessa hiperceratose folicular, a acne pode se manifestar apenas como cravos, ou mesmo chegar a graus mais severos com intensa inflamação e formação de nódulos e cistos dolorosos.

São mais comuns no rosto, costas e tórax, por serem regiões com maior número dessas glândulas.

QUAIS OS FATORES DE RISCO?

Os pacientes mais propensos a desenvolverem acne são aqueles com tendência genética ou disfunções hormonais.

Além disso, outras questões envolvendo hábitos não muito saudáveis podem causar ou agravar o problema. São eles:

1 – Tabagismo;
2 – Exposição solar excessiva;
3 – Estresse diário;
4 – Má higienização da pele;
5 – Por fim, alimentação gordurosa e rica em açúcares;

Leia mais: Os melhores tratamentos para flacidez abdominal!

COMO PREVENIR A ACNE

Ao contrário do que muitos imaginam, a acne pode ser prevenida com alguns hábitos simples e cuidados diários.

Mas é importante tratar a causa do problema, e para isso, uma avaliação da sua dermatologista será essencial.

Pois, em casos como o de acne causada por disfunções hormonais, muitas vezes será necessário controlar essas questões com medicamentos e acompanhamento multidisciplinar,  ginecológico ou endocrinológico.

Porém, se forem causadas por alguns dos maus hábitos que citei acima, podemos reverter o quadro cuidando da pele e reduzindo essas situações.

Ainda assim, alguns cuidados valem para todos, independentemente da causa da acne.

Limpeza adequada e skincare

Utilizar produtos para pele acneica ou mista (a depender da indicação da sua dermato), lavando o rosto duas vezes ao dia, hidratando a pele para evitar o efeito rebote e protegendo do Sol já ajudará a reduzir as espinhas.

Os produtos para a pele oleosa devem ser oil-free, ou seja, sem óleos na composição.

Você também pode encontrar esses produtos como “não comedogênico”.

Além disso, a sua rotina  skincare pode ajudar muito a melhorar e prevenir o aparecimento de espinhas e cravos.

Portanto, o ideal é manter uma rotina de esfoliação uma vez na semana, e realizar limpezas de pele regularmente, de acordo com a indicação da sua médica.

Consumo de alimentos naturais e saudáveis

Comidas industrializadas, gordurosas e açucaradas são grandes vilãs da nossa pele.

Para melhorar a acne precisamos, necessariamente, melhorar nossa alimentação.

Por exemplo, diminuir laticínios, açúcares e gorduras (que são substâncias inflamatórias) e trocar por frutas, verduras, legumes e grãos com substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias é uma boa opção.

Então, inclua na sua dieta:

1 – Grãos integrais;
2 – Também peixes como sardinha, atum, salmão;
3 – Linhaça e chia;
4 – Vitamina A, presente na cenoura, mamão, gema do ovo, manga e espinafre;
5 – Além disso, vitamina E, presente no limão, laranja, brócolis e abacate.

OS TRATAMENTOS MAIS INDICADOS PARA ACNE

Apesar de ser muito importante, muitas vezes, apenas a prevenção não é suficiente para melhorar a acne, e nesses casos, precisamos iniciar tratamentos que possam melhorar o quadro que já se instalou, e prevenir que novas espinhas apareçam.

Portanto, alguns dos tratamentos mais recomendados para acne, além dos cremes de skincare, são os medicamentos orais como a  espironolactona , antibióticos orais ou mesmo a isotretinoína (esse último, também conhecido como Roacutan).

Mas a espironolactona é, na verdade, um medicamento anti-hipertensivo, porém ele atua diminuindo a presença de hormônios masculinos, devido sua ação anti-androgênica, o que pode resultar em uma melhora importante da acne.

Além dele, podemos recomendar em casos de acne severa, o tratamento com antibióticos do grupo das tetraciclinas ou mesmo com o retinóide Roacutan, que é um tratamento seguro e muito eficaz, porém mais longo e com possíveis efeitos colaterais que precisam ser acompanhados pelo seu dermatologista.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS NO COMBATE À ACNE

Mas se você é do time que prefere outras abordagens que não envolvam necessariamente medicamentos, ou mesmo já esta na fase de tratar as consequências da acne, as temidas cicatrizes, pode conversar com sua médica para iniciarem tratamentos estéticos.

Por exemplo, alguns deles, como peelings físicos e químicos, fototerapia com LED de alta intensidade, microagulhamento robótico e lasers ablativos, podem ser eficazes no tratamento da acne e de cicatrizes causadas pelas espinhas.

Então, esses são alguns dos diversos tratamentos possíveis disponíveis na clinica:

FOTOAGE

O fotoage é um tratamento não invasivo, que utiliza da tecnologia de fototerapia de LED para tratar diversas condições da pele.

Através dos diodos de alta potência podemos ativar a produção de colágeno, a reparação dos tecidos e cicatrização de lesões.

Por fim, entre diversas aplicações do tratamento, temos a luz azul, que tem ação bactericida, trata as lesões de acne e ajuda na cicatrização das espinhas.

LAVIEEN

O BBLaser, além de uniformizar o tom da pele, trazendo um efeito de pele de porcelana, também pode ser aplicado de forma mais intensa, simulando o efeito de um  Co2 fracionado mais leve, que torna o laser uma ótima opção para rejuvenescer a pele e estimular o colágeno naqueles pacientes que precisam de uma recuperação mais rápida, sem se afastar da sua rotina diária.

Então, por conta dessa função, ele é indicado para tratar as manchas e cicatrizes de acne.

ENDYMED

Também conhecido como MICROAGULHAMENTO ROBÓTICO DE OURO, o Endymed é uma tecnologia israelense que promove a restauração da pele através das diversas micropunturas na pele, em diferentes profundidades,  que cicatrizam estimulando a formação de novas fibras de colágeno.

Além disso, o maior diferencial desse procedimento é que as agulhas de ouro conduzem radiofrequência durante sua perfuração, o que estimula ainda mais a formação de colágeno na região.

INJETÁVEIS (BIOESIMULADOR DE COLÁGENO E PREENCHIMENTO)

Por fim, quando as cicatrizes de acne são profundas e distensíveis, além da possibilidade de estimular o colágeno na região com bioestimuladores,  melhorando a flacidez associada à cicatriz, também podemos realizar protocolos de preenchimento para distender as cicatrizes, deixando a pele mais uniforme e lisinha.

Para saber mais sobre esses tratamentos ou os demais, entre em contato com a minha equipe!

Avatar

Dra. Mariana Cabral Dermatologista